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Jorge Moniz
Deambulações
CD 20
10

 

 

“Deambulações” começa de uma forma magnífica com o piano crescendo sobre uma recolha do etnógrafo corso Michel Giacometti, introduzindo o resto da banda. E “Deambulações” é um nome apropriado para um disco que contraditoriamente procura a identidade num meritório olhar para o exterior e que busca a inspiração em paisagens estranhas ao Jazz, embora com resultados desiguais.

O “Arábico” que me parece ser um “cover” de um velho tema pop tem o seu melhor no trompete rude de Hugo Alves, enquanto o “funky” “Hora de Ponta” está excessivamente colado a Carlos Bica – Trio Azul (e até Delgado soa “à Frank Mobus”), “La Fuente Y La Campana” com Júlio Resende na melódica é uma interpretação muito bonita mas algo reverente de uma composição de Federico Mompou e outros temas estão marcados por aquela melancolia muito lusa, onde aqui e ali assomam momentos realmente inspirados.

“Deambulações” não se fica pois pelo Jazz, o que até é saudável e invulgar no panorama Jazz nacional, ao mesmo tempo que é claramente um disco feito por excelentes músicos, mas que uma excessiva contenção impede de voar, ao mesmo tempo que a assumida intenção do autor de vaguear sobre diferentes paisagens lhe retira unidade. Contenção também na recriação e na escrita num disco onde o compositor (e o líder) sabe o que quer e aparenta ter encontrado o caminho, mas que o percorre timidamente. É muito provável que “Deambulações” soe mais forte e convicto ao vivo e que este mesmo reportório tenha muito a revelar. Assim Jorge Moniz se detenha nos pormenores e introduza alguma subtileza nos arranjos e assim os músicos ousem soltar-se.

Enfim, apesar das minhas observações, este é um disco que realmente me tem dado bastante prazer ouvir e que é uma promessa segura de que alguma coisa se está a passar no Jazz português.

Mário Delgado (g)
Júlio Resende (p)
João Custódio (ctb)(1, 3, 4, 5)
Carlos Barretto (ctb)(2, 6, 7)
Jorge Moniz (bat)
+
Hugo Alves (t)(2), (flis)(7)

(Este texto foi publicado em Jazz 6/4 #4)